Professora Cátia Portilho tem uma história de superação – Divulgação/Prefeitura

O apelido dela é Fênix não por acaso. Em 1992, Cátia Portilho perdeu o pai em um acidente de carro, que também deixou seu irmão sem poder andar mais. Três anos depois, ele também morreu, aumentando ainda mais o drama da então jornalista, que também quase perdeu a vida por complicações de uma cirurgia dentária em 2012. Os problemas fizeram Cátia rever conceitos e decidir que precisava fazer algo para que pessoas com deficiência física entendessem que, sim, é possível seguir em frente.

– Quando meu irmão desistiu de viver, eu mudei muito. Tudo que aconteceu mexeu muito com minha cabeça e resolvi entrar para essa área. Fui me aperfeiçoando e passei a dedicar minha vida para o esporte paralímpico – explica Cátia, hoje com 54 anos.

Formada em Jornalismo, aos 36 anos ela descobriu a verdadeira vocação e ingressou na faculdade de Educação Física. Durante testes físicos e laboratoriais feitos com os alunos, descobriu que possuía uma genética extremamente rara para esportes de força e explosão. Hoje coordenadora do Instituto Victorem, Cátia começou a trajetória no Levantamento de Peso Básico em 2006. De lá pra cá foram muitos títulos: nove mundiais de supino, 10 mundiais de levantamento terra e duas vezes recordista mundial pela World Association Benchers of Deadlifters.

Nesta quinta-feira (15), Cátia deu mais um passo para levar tudo que aprendeu a outras pessoas. A Secretaria Municipal de Esportes (SMEL) selou parceria com o Instituto Victorem para a realização de aulas de Halterofilismo Paralímpico na Arena 3, no Parque Olímpico da Barra. No dia 7 de agosto serão escolhidos aqueles que farão parte do novo quadro de alunos de Cátia. As inscrições estão sendo realizadas através do formulário (Link na bio) na página do Instagram do Instituto.

Secretário de Esportes diz que o projeto tem tudo para ser um sucesso – Divulgação/Prefeitura

Segundo o Secretário de Esportes do Rio, Guilherme Schleder, o projeto tem tudo para ser um sucesso:

– Um prazer receber a Cátia Portilho e o Instituto Victorem aqui na Arena 3. Este espaço é maravilhoso e parcerias como esta são sempre bem-vindas. Sou fã da Cátia não só pelo trabalho realizado, mas pela história de vida e superação. Os equipamentos são de última geração e tenho convicção de que quem for selecionado vai ter uma professora muito competente ministrando as aulas. E, tomara, formando novos atletas paraolímpicos que podem trazer medalhas para o Brasil no futuro – comentou.

Para a professora Cátia Portilho, é uma alegria enorme ver o esporte e a inclusão social de mãos dadas em uma nova parceria:

– A ideia do projeto é proporcionar uma inclusão social através do esporte. Nosso objetivo é tirar essas pessoas de dentro de casa e fazer com que aceitem a própria realidade. Vamos dar uma motivação para a vida delas através do projeto. Quem sabe não surge aqui um novo atleta paralímpico.

Confira na integra: https://prefeitura.rio/cidade/secretaria-de-esportes-assina-acordo-para-aulas-de-levantamento-de-peso-com-professora-campea-mundial-na-arena-3/

plugins premium WordPress